QUEM SOU? Seja bem vindo à minha casa, onde você pode saber um pouquinho sobre quem eu sou, assim como conhecer meu trabalho. Pra não alugar muito a sua orelha, serei breve: sou um artista, no sentido amplo da palavra. Nos ultimos 13 anos venho me expressando através de filmes, e antes disso eu trabalhava mais com desenho e pintura. Além de meus projetos artísticos pessoais, trabalho como designer/animador de computação gráfica e editor de vídeo. Mas se você quiser saber mais detalhadamente do meu paradeiro, clique AQUI para ver meu currículo e minha biografia.
FILMES Então, faço filmes independentes desde 1997, quando comecei a estudar cinema e vídeo. Muitos deles se encontram AQUI. Mas que tipo de filmes, você se pergunta. A minha primeira resposta periga ser "todo tipo". Mas na verdade, a gente acaba fazendo aquilo que é familiar, próximo. No meu caso, acho que é bem isso... Meus filmes vem de experiências próprias, sonhos, brincadeiras com amigos, meus cães até... Por exemplo, em 2009 terminei o premiado documentário longa-metragem Sistema de Animação, feito com meu amigo de infância Guilherme Ledoux. Agora estou editando um vídeo sobre uma viajem que fiz em 2009 em busca de labirintos (veja a sessão LABORATÓRIO).
 
ARTES PLÁSTICAS Da minha infância até os vinte-e-poucos, eu me expressava através do desenho, da pintura e um pouco de escultura. Passei por várias fases, explorando a paisagem impressionista, o abstrato, o figurativo de observação, a natureza morta (ou viva), o surreal/onírico, os quadrinhos, etc... Com isso amadureci as duas formas de ver o mundo (e ver a mim mesmo) que hoje se vê nos meus filmes: a observação do mundo e a exploração da imaginação interior. Nos ultimos anos venho fundindo minha experiência com as artes plásticas e o cinema, com entrecruzamentos de personagens e modos de observação. Se você quiser ver alguns exemplos da minha pintura e desenho, clique AQUI.
CINE IEDA BECK Em 2003 eu fundei um dos pioneiros da nova geração de cineclubes de Florianópolis, o Sopão de Filmes. Em 2009 eu encerrei as atividades, e em 2010 entrei na equipe de curadoria, design e projeções do Cine Ieda Beck, um cineclube dedicado ao cinema catarinense e brasileiro, dando espaço para produções independentes. Localizado na área antiga do Centro de Florianópolis, na Travessa Ratclif, o Cine Ieda Beck abre gratuitamente espaço para o público assistir e debater a produção. Acesse nosso FACEBOOK para ficar por dentro da programação. Sessões toda quarta-feira as 20h!
PINTÔ SUJÊRA Eu faço parte de um coletivo audiovisual chamado Pintô Sujêra. Em 1996 meus amigos criaram algumas músicas, inspiradas em situações e figuras locais. A brincadeira foi divertida e em 1998 a gente gravou Na Estrada da Vida, um filme amador baseado nas músicas. Vários vídeos depois, com a ajuda de alguns prêmios e do boca-a-boca, o Pintô Sujêra é conhecido por seu estilo inusitado, improvisado e caprichado ao mesmo tempo; escrachadamente misturando ficção e documentário. Visite o site AQUI ou clique AQUI para ver alguns vídeos no YouTube. Um dos nossos grandes êxitos foi o premiado documentário longa-metragem Sistema de Animação, que fiz com meu amigo Guilherme Ledoux. Saiba mais AQUI.
LABORATÓRIO Como fazer filmes e arte em geral leva tempo, estou sempre "curtindo" (pra usar um termo da produção de cachaça, uma bebida que sempre tem na minha casa), amadurecendo um ou mais projetos ao mesmo tempo. Como trabalho muito com grandes quantidades de material bruto (comum na técnica de documentário), às vezes leva anos para um projeto ser finalizado. No momento estou em produção de dois projetos irmãos:
CASA DE SATURNO (em produção) Vídeo experimental composto de várias "ocorrências" estranhas em minha casa enquanto eu viajava pelos EUA e Europa em 2009. Eu havia recém terminado meu relacionamento mais significativo até então (flagrado no vídeo Betóva - o ano da cachorra) e precisava viajar pra respirar novos ares. Ao voltar, descobri que minha cadela tinha desenvolvido o poder de atravessar paredes e que na minha cozinha há uma passagem para algo monstruoso em Urubici, SC. Estranhos eventos na casa se sobrepõem mas não esclarecem nada... muito ao contrário.
LABIRINTO (em pós-produção) Documentário de viagem sobre literalmente minhas andanças pelo Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Portugal e Espanha entre 2009 e 2010. Após uma conversa com uma tia sobre o uso terapêutico de labirintos em hospitais, decidi respirar novos ares e deixar para trás a tristeza do fim de um grande relacionamento. Ironicamente, só voltei a sentir a felicidade -e o amor- com os pés na terra onde cresci. Mas durante a viagem muitas impressões e experiências me ajudaram a refletir sobre nossos rumos e as casas que escolhemos abandonar. Esse curta-metragem é uma maneira de exteriorizar essa reflexão. Veja as fotos dessa viagem AQUI.
COMUNIDADE  
cineclube Ieda Beck www.cinematecacatarinense.org
coletivo Pintô Sujêra www.pintosujera.com.br
filmes independentes em Floripa www.cinecultfloripa.com.br
cineclube Sopão de Filmes www.sopaodefilmes.blogspot.com
amigo designer / jornalista www.ivanjeronimo.com.br
amigo animador / cineasta www.flippingpixels.com
amigo designer / artista www.flickr.com/photos/schadeck/
coisas fofas www.fofysfactory.com.br
produtora de amigos www.vinilfilmes.net
irmã tradutora/intérprete www.elenalangdon.com
mãe antropóloga/conselheira www.gesto.ufsc.br/members/jean
amiga artista de mosaicos www.selvart.com.br
EMAIL al_langdon@yahoo.com
TEL 48 3206 7599
CEL 48 9941 2714
CORREIO caixa postal 5104
Florianópolis, SC
88040-970   BRAZIL
VIMEO www.vimeo.com/alanlangdon
SKYPE al_langdon